quinta-feira, 26 de setembro de 2013

GRUPO ESCOLAR DELFIM MOREIRA ANO 1911- FUNCIONAVA ONDE E O COLEGIO DOM BOSCO


O objeto desta dissertação é reconstruir a gênese, a organização e a evolução do Grupo Escolar Delfim Moreira. A investigação tem por objetivo compreender as práticas, as representações sociais e as apropriações construídas pelos sujeitos responsáveis por sua edificação. A fim de compreender o objeto em questão, formulou-se o seguinte problema: de que forma o projeto republicano de educação pública, laica e gratuita materializou-se nas práticas, nas representações sociais e nas apropriações dos sujeitos durante a implantação e a consolidação do modelo escolar instituído pela República, na cidade de Araxá – Minas Gerais, no período de 1908 a 1931? A abordagem metodológica utilizada compreendeu a História Cultural. Como procedimento realizou-se pesquisa empírica com coleta de documentos nos arquivos da Escola Estadual Delfim Moreira, da Fundação Cultural Calmon Barreto e do Arquivo Público Mineiro. Realizaram-se, também, entrevistas temáticas com dez egressos que estudaram no período delimitado para pesquisa e uma entrevista com egresso de período ulterior. Os dados coletados durante a pesquisa empírica foram subsidiados por bibliografia pertinente à História de Instituições Educativas e da Educação Nacional e Mineira. A interpretação das práticas, das representações sociais e das apropriações permitiu asseverar que o modelo republicano de educação baseado nos princípios de gratuidade, laicidade e publicidade consolidou-se na submissão destes modelos a ajustes, combinações ou resistências. 

Um comentário:

  1. Foi no Delfim Moreira, entre 1945/1949, do primeiro ao quinto ano primário, que aprendi a ler, a escrever, a fazer contas e tudo o mais que uma criança deve saber para caminhar pelo mundo, por obra e graça das professoras dona Agar, dona Marina, dona Olintha e dona Terezinha Cunha. A elas minha profunda gratidão e reconhecimento pelo seu maravilhoso e dedicado trabalho.

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